Limpeza interna, troca de pasta térmica de equipamentos de informática.
A maior parte dos equipamentos de informática aquecem quando estão funcionando e para reduzir esse aquecimento eles possuem sistemas de resfriamento. O resfriamento geralmente é feito por pequenos ventiladores e dissipadores de calor que são uma espécie de colmeia metálica.
O sistema de refrigeração faz um fluxo de ar que resfria o equipamento. Mas com esse fluxo de ar também entra na máquina partículas de poeira que vão acumulando dentro da máquina.
Ao logo do tempo essa poeira acumulada prejudica o fluxo de ar e o funcionamento da refrigeração. Assim causando o superaquecimento da máquina. O superaquecimento é muito prejudicial para a máquina e influencia tanto no desempenho quanto na vida útil.
Ao esquentar o processador reduz a velocidade de trabalho para não esquentar tanto o que gera uma lentidão. E esse excesso de calor pode fazer que os pontos de solda na placa derretam ou deformem causando um curto que pode ser caro para arrumar ou ate mesmo irreparável.
85% dos danos de placa são causados por superaquecimento!
A limpeza interna e troca de pasta térmica é o item de manutenção preventiva mais importante para seu equipamento de informática.
Para evitar esse tipo de dano é recomendado realizar limpeza interna e troca de pasta térmica uma vez ao ano.
Alguns problemas relacionados a aquecimento do sistema, como o computador ficar travando ou desligando a todo momento, ruídos fortes, podem ser por falta de limpeza interna.
Mesmo sem apresentar problemas, se o computador estiver sujo por dentro, é necessário fazer a limpeza.
No serviço de limpeza interna e troca de pasta térmica está incluso a desmontagem parcial ou completa do equipamento para a limpeza e a substituição da pasta térmica do processador e dos demais componentes que possuem pasta térmica.
Pasta térmica é um material utilizado para facilitar a troca de calor com a área de contato entre a superfície quente e o dissipador de calor.